O PROJETO

CLARICE MATOU OS PEIXES - UM CRESCER BRINCANTE

O objetivo principal é estimular e motivar a sensibilidade e o desenvolvimento intelecto-cognitivo das crianças através da arte e a cultura e assim fomentar e difundir o teatro para crianças da primeira infância no Brasil, através da difusão de um espetáculo consagrado do repertório da companhia curitibana Cia. Do Abração. Promover a formação de plateias, através de debates que visam uma reflexão abrangente a partir da obra assistida.

Somente após a infância ser descoberta é que se passou a associar a criança ao brincar. Desde então a brincadeira passou a assumir um papel fundamental na cultura da infância. O historiador Huizinga ressalta que a dimensão lúdica (Homo Ludens), presente nos jogos e brincadeiras, é tão importante quanto à dimensão da razão (Homo Sapiens) para a história da civilização humana, pois “o brincar e o jogo são as bases fundamentais para a construção da experiência humana e desempenham funções expressivas no processo de socialização e produção de cultura. ” (DANTAS, 2017, p.15).

O projeto busca difundir um espetáculo que, em seu processo de criação, foi construído a partir de brincadeiras muito comuns às crianças, partindo da premissa de que o ato de brincar faz parte do comportamento do ser humano e não deve ser visto como algo banal, sem importância, mas sim com algo sério que é capaz de promover experiências enriquecedoras para o desenvolvimento humano. Outra fonte de inspiração foi a literatura nacional. Por isso, vemos neste projeto de difusão de dramaturgia própria, inspirada na literatura brasileira, que irá percorrer vários Estados e cidades do Brasil, fundamentos propostos nos artigos 1 e 3 da LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE 1991.

Temos visto que o teatro para crianças acabou sendo incorporado por um mercado de entretenimento, de consumo voraz, levando às crianças o que há de pior em questões estéticas, em formação de valores e sensibilidades. Neste caso, o teatro dirigido à infância ficou sob a influência de uma circulação e difusão, em maioria, exercido por produtores itinerantes que veem no teatro apenas uma possibilidade rentável, de um teatro que equivocadamente traz conteúdo com uma suposta função pedagógica, entendendo-se aqui a acepção mais pobre deste significado. O teatro perde, assim, uma de suas maiores funções: a de provocar reflexões para formação de novas sensibilidades.

O teatro, quando proporciona espetáculos motivadores e desafiadores, se torna ferramenta poderosa para o intelecto-cognitivo, para construção da autonomia, para compreender e coordenar diferentes pontos de vista, auxiliar na postura crítica, curiosa, questionadora e reflexiva da criança. A arte teatral é muito além de um entretenimento, é fundamental para a articulação do raciocínio lógico e do pensamento abstrato.

Atuar na formação de crianças é promover a cidadania com responsabilidade social, dando a elas possibilidades de formação intelectual e emocional, para que estas tenham condições de construir discernimentos para uma positiva transformação social.

Portanto, o teatro para crianças deve ser pensado com muita responsabilidade, tanto pelo poder público como pelos seus agentes artísticos, para que seus reflexos cheguem à população: crianças, pais e educadores. Assim, sentimos a necessidade de promover este espaço, onde se pode mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre o teatro para crianças no Brasil.

Desta forma, a Céu Vermelho Produções Artísticas - avoca, para si, o empreendimento de viabilizar a difusão da produção artística de sua parceira Cia. do Abração. Assim, com esta proposta, queremos abrir espaço e meios para compartilhar experiências e conhecimentos com arte educadores, produtores, criadores artísticos e plateias, e também difundir e circular o pensamento artístico-cultural gerado, buscando articular um fluxo contínuo de produções por estas cidades.


Comentários

Postagens mais visitadas